Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

Histórico

A APAE de Porto Alegre teve seu movimento iniciado em 1962, sendo sua fundação oficializada em 22 de agosto de 1962. É filiada à Federação Nacional das APAES desde sua fundação. Embora sua jurisdição seja municipal. Foi na Rua da República, nº 311, no bairro Cidade Baixa que foi fundada a primeira escola, em 10 de março de 1966: o Instituto Educacional Nazareth, hoje chamada Escola de Educação Especial Nazareth.

A escola de Educação Especial CADE foi inaugurada em 23 de agosto de 1975. No ano de 2010, a fim de qualificar os serviços oferecidos aos usuários da entidade, os alunos que freqüentavam o CADE foram transferidos para a Escola Nazareth e a Escola João Alfredo (fundada EM 1984), usufruindo de mais recursos, um espaço físico mais amplo e com toda acessibilidade. 

Em 12 de setembro de 1984 foi inaugurada a Escola de 1º Grau Incompleto Dr. João Alfredo de Azevedo, no Bairro Vila Nova, de modo a atender uma clientela desse bairro mais distante com uma população em vulnerabilidade social, e em uma aspiração antiga da Diretoria da APAE em atender os excepcionais da Vila Nova. Atualmente chama-se Escola Especial Dr. João Alfredo de Azevedo.

A Apae possui também uma unidade de atendimento das pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla e seus acompanhantes, que proporciona o credenciamento de passagens com passe livre para o município de Porto Alegre e Grande POA, através de uma parceria com a EPTC. Além de uma sede administrativa no Centro de Porto Alegre.

Por sua especificidade, qualidade dos serviços oferecidos à comunidade, pela estrutura física e recursos humanos, a instituição recebe a demanda de pessoas com deficiência intelectual e múltipla de todos os bairros de Porto Alegre, o que aumenta o compromisso de investimento dos serviços colocados à disposição da sociedade, em pessoal qualificado, infra-estrutura, diversificação dos programas e número de vagas oferecidas. Os funcionários são todos contratados pela Entidade, em regime de CLT, habilitados para exercer a função, com formação específica.

Para manter-se em atividade na plenitude de suas potencialidades a entidade tem parcerias com órgãos públicos, empresas privadas e pessoas físicas da comunidade, em todas as suas ações. O quadro de voluntários são pessoas solidárias, altruístas, que ocupam cargos na Diretoria.

Endereço:
Rua Uruguai, 300/14º Andar • Porto Alegre • RS
E-mail:
apaeportoalegre@apaepoa.org.br
Telefone:
(51) 32244645